Vigilância notifica segundo caso suspeito de coronavírus em São José

0
1233

A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura recebeu nesta quinta-feira (30) a segunda notificação de caso suspeito de coronavírus em São José dos Campos.

O Hospital Vivalle internou nesta manhã um homem de 37 anos, com sintomas como tosse, coriza e fraqueza. O paciente relatou ter viajado à China entre os dias 08/01 e 24/01 e apresentou os primeiros sintomas no dia 29.  Ele encontra-se em isolamento e seu estado de saúde é estável.

O paciente se enquadra na atual definição de caso suspeito, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresenta um sinal ou sintoma respiratório e viajou para área de transmissão local nos últimos 14 dias.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, as pessoas que tiveram contato com o paciente foram orientadas a procurar os serviços de saúde caso também apresentem quadro gripal.

O primeiro caso suspeito foi registrado na quarta-feira (29): uma mulher de 51 anos segue internada no pronto atendimento da Unimed. Seu estado de saúde continua estável.

As amostras biológicas dos dois pacientes foram colhidas pelos hospitais e já foram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência em São Paulo. A previsão é que os resultados sejam divulgados em 15 dias.

A Vigilância já enviou aos serviços de saúde da cidade, como UBS’s, UPA’s e hospitais públicos e privados, um ofício com as orientações para o atendimento de pacientes com suspeita da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here